quinta-feira, 16 de junho de 2011

A CW se apresenta ao Emmy Awards: estrelas como Nina Dobrev e Ian Somerhalder serão realmente considerados?

Haviamos postado sobre alguns nomes do elenco de VD na lista de considerações para o Emmy. Confiram abaixo a matéria do Zap2it sobre essas considerações juntamente com um vídeo de porque nossas estrelas merecem ser indicados.


Gostaríamos de acreditar que a corrida do Emmy é realmente sobre a arte: os desempenhos, a direção, a escrita, a música. E é, até certo ponto, mas, naturalmente, é também sobre política, campanha e dinheiro. É sobre a influência da indústria.

Se dirigir por Los Angeles ou folhear anúncios de revistas especializadas, você é bombardeado com outdoors e anúncios impressos. Membros da imprensa são inundados com e-mails publicitários, recentemente com o mesmo tom: “Por favor, considerar a inclusão do meu cliente, o Zé Ator, nos próximos artigos relacionados ao Emmy que você possa escrever.”

Nenhum desses e-mail foram de representantes de atores que trabalham nos shows da rede CW. No ano passado, a Warner Bros incluiu uma inserção na revista do Emmy em apoio aos seus shows da CW, mas este ano nenhuma campanha está prevista.

É só aceitação da verdade que a CW não será considerada, por isso há a impressão de que todos da rede, desde representes, passando pelos escritores e, até mesmo os atores, simplesmente desistiram dessa ideia. Ian Somerhalder, estrela da mais bem sucedida série da CW, ‘The Vampire Diaries’, twittou recentemente: “Desculpe, mas vocês têm que entender, o Emmy NUNCA vai nomear TVD para algo, infelizmente. Isso simplesmente não acontecerá.”

A equipe do Zap2it é muito fã dos diversos shows da CW, como “The Vampire Diaries”, “Nikita” e “Supernatural” - esse último se destacando particularmente ambicioso nesta temporada -, assim como “Smallville” em sua saudação final após uma década de televisão. Embora pareçam pálidos em comparação com shows de outras redes, os shows são apontados pelos telespectadores como apaixonantes, e fundadores de grandes bases de fãs. Esses são os shows que nunca ficam sem a vigilância da equipe do Zap2it, e são os que mais os deixam ansiosos para twittar sobre, teorizar sobre – e reclamar sobre.

Então: por que é que as séries da CW repelem quem vota no Emmy, a ponto de nem mesmo o estúdio estar interessado em apoiar menores campanhas publicitárias? Não pode ser a voltagem adolescente, por que “Glee” esteve com todos os votos da última vez. Não pode ser por causa da fantasia e elementos sobrenaturais, pois “True Blood” foi nomeado melhor série dramática. No entanto, tanto CW quanto WB passaram praticamente desapercebidas anteriormente pelo Emmy no que se trata a grandes categorias, como atuação, escrita e direção.

Nesse ano, os atores de “Gossip Girl”, “One Tree Hill”, “Hellcats”, “Nikita” e “The Vampire Diaries” estão nas urnas. Aquém de toda a submissão de desempenho que a CW demonstra, implora-se aos votantes do Emmy para tomarem conhecimento da estrela de “The Vampire Diaries”, Nina Dobrev, em particular. Enquanto a primeira temporada provou que a atriz de 22 anos é capaz de fazer papéis duplos, a segunda temporada provou que isso deve ser uma força a ser reconhecida.

Dobrev interpreta Elena, a “garota da porta ao lado” doppelganger com o seu passado trágico e o futuro aparentemente condenado. Ela também chama para si o papel de Katherine, uma vampira de 500 anos. Neste momento, fazer dois papéis não é algo incomum em séries sobrenaturais, mas o trabalho de Dobrev como Katherine é particularmente impressionante. Ela representa magistralmente Katherine ao logo de sua história – um apavorada, mas esperançosamente romântica, jovem de 1490, uma sedutora e deliciosamente manipuladora em 1864, e a mulher que se tornou hoje: desesperada, violenta, implacável. Os fãs universais admitem que as vezes esquecem que ambas são interpretadas pela mesma atriz, de tão distintas e irreconhecíveis performances.

Para todo o seu trabalho meticuloso – ela usa três roteiros diferentes para garantir a perfeição das cenas quando as suas personagens interagem uma com a outra – Dobrev parece ser muito subestimada, sendo esnobada pela mesma categoria no Scream Awards, Saturn Awards e Peoples Choice Awards (este último, o qual sua co-estrela Ian Somerhalder foi nomeado).

Isso sem contar os trabalhos dos seus principais homens, Paul Wesley e Ian Somerhalder. O trabalho de Wesley é sutil e coerente, trazendo uma rara sensação a um personagem que é essencialmente recuperação e redenção. Somerhalder, que por sua vez se apresentou na categoria de apoio, mostra nos um homem bruto, imprudente e sem esperanças, com um corajoso abandono de si mesmo.

Os representantes da CW são inconstantes neste ano. Há algumas inclusões desconcertantes – como Chace Crawford, que mesmo não estando tão na volta de seu cabelo fantástico nesta temporada de “Gossip Girl”, mas ele está meio deslocado na categoria correspondente a ator de drama.

Igualmente, o Zap2it estranha a ausência dos atores Jared Padalecki e Jensen Ackles, de “Supernatural”; A 6ª temporada da série mostrou-se extremamente articulada com o desempenho de Padalecki como Sam Winchester, cuja surpreendente transformação nessa temporada jogou-o longe de sua zona de conforto e, Ackles, que por anos foi elogiado como o ator mais natural e sutil na rede televisiva. Não quer dizer que ambos ganhariam suas categorias, só que suas omissões são gritantes evidências de que os atores da CW tem desistido de um bom reconhecimento na Academia.

Na categoria não atuante, shows da CW estão sendo riscados da folha, tais quais “Hellcats” e “Smallville”. Estes episódios podem ser vistos no WBFYC.com. Mas, ainda assim, sem qualquer tipo de campanha ou de apoio, especialmente quando outros shows da WB estão apresentados em quadros de avisos na Sunset Boulevard.

A equipe certamente não pode ajudar, mas pergunta-se se a CW jamais será capaz de sacudir este estigma. Sua próxima temporada, no outono seguinte, receberá a querida Sarah Michelle Gellar, e há uma chance de seu peso conseguir ser capaz de chamar a atenção da Academia. Talvez, os meios de comunicação social se tornem uma forma mais firme de comunicação, e os fãs do Twitter e Tumblr serão capazes de capturar a atenção do Emmy, com campanhas base.

Ou, mais provavelmente, o desempenho digno de premiação, no atuar, escrever e dirigir, que vemos na CW permanecerá desconhecido,mesmo com toda a estima dos telespectadores.
________________________________________
Adendo: Lembrando que a CW é uma rede cujo público-alvo é jovens e adultos, sendo uma subdisiária da união da CBS Corporation e a Warner Bros. Entertainment; daí o seu nome.

Tradução: Siil – equipe DV

Creditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário